EXAMES

exames que auxiliamna
detecção e tratamentos das
doenças do sistema digestivo

O ato de comer é uma das funções mais importantes do nosso organismo. Comemos para fornecer energia ao nosso corpo e como forma de socialização. Quando estamos felizes, comemoramos comendo. Mas existem doenças que prejudicam a digestão e funcionamento os órgãos responsáveis por essa função.

Uma doença pouco conhecida é acalásia ou megaesôfago, popularmente conhecida como doença do engasgo ou entalo. Nesta condição, o esôfago, que é um tubo formado por músculos que devem levar a comida da boca ao estômago não está trabalhando de forma normal. O músculo do esôfago trabalha de forma inconsciente, respondendo ao ato de engolir. A porção final do musculo do esôfago, região conhecida como cárdia, perto da transição com o estômago deve funcionar como uma válvula. Nas pessoas normais, o músculo da cárdia deve relaxar para a passagem da comida quando engolimos, e depois fechar e manter-se contraído para evitar refluxo. Nos pacientes que apresentam acalásia, o musculo da cárdia não relaxa quando comem, e a comida não desce adequadamente para o estômago. Inicialmente, há dificuldade para comer sólidos, mas caso não haja o diagnóstico e tratamento adequado, a doença pode evoluir, com dificuldade de ingerir líquidos e levar ao aumento do tamanho do esôfago, chamado de megaesôfago. Antigamente, a principal causa de acalásia/megaesôfago, era a doença de Chagas, uma doença transmitida pela picada do mosquito barbeiro, comum em áreas do interior de Minas e da Bahia. Atualmente, é frequente não encontramos uma causa para o início da doença. Mas quase sempre é possível oferecer tratamento que melhorar os sintomas e qualidade de vida do paciente com acalásia, para que possa a voltar a se alimentar e aproveitar do prazer ato de comer.

Os exames mais utilizados para o diagnóstico desta doença são a endoscopia digestiva alta, a manometria esofágica e a radiografia do esôfago com a ingestão de contraste. Com estes exames, podemos confirmar o diagnóstico e avaliar a melhor forma de tratamento. Há aproximadamente 10 anos, foi introduzida uma nova técnica de tratamento por endoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, chamada Miotomia Endoscópica Peroral (POEM – Peroral Endoscopic Myotomy). Nesta técnica, é realizada uma endoscópica digestiva alta, sendo feito um túnel na parede do esôfago até o músculo da região da cárdia, que é cortado com um bisturi especial (FIGURA 1). Este tipo de cirurgia apresenta resultados semelhantes aos métodos de tratamento tradicionais e vantagens com não realizar cortes e incisões no tórax ou abdômen e recuperação mais breve. A avaliação do endoscopista com experiência neste tipo de procedimento é fundamental para definir corretamente o diagnóstico e propor a melhor forma de tratamento. Toda a equipe da Clínica Zago está a disposição para auxiliar, caso haja dúvidas, entre em contato.