02.02

Helicobacter pylori: a bactéria que vive no estômago

Helicobacter pylori: a bactéria que vive no estômago

A Helicobacter pylori é uma bactéria que habita a superfície da mucosa gástrica,podendo causar diversas complicações. A infecção por essa bactéria é muito comum, principalmente durante a infância, e como a contaminação pode não apresentar sintomas durante um longo período, muitas pessoas nem imaginam que estão infectadas.

Estima-se que aproximadamente a metade população mundial está infectada pela bactéria, principalmente em regiões com condições socioeconômicas desfavoráveis.

A forma como a Helicobacter pylori invade o organismo ainda é desconhecida, mas acredita-se que a contaminação possa ocorrer através de contato com a saliva, vômito ou material fecal de uma pessoa contaminada, além de da ingestão de água ou alimentos contaminados.

A Gastrite por Helicobacter pylori é uma das doenças que podem surgir a partir dessa contaminação. Isso ocorre porque a bactéria enfraquece o revestimento que protege o estômago, e os sucos digestivos acabam corroendo a parede estomacal, dando origem à gastrite. Os sintomas são: dor, queimação no abdômen, perda de apetite e náuseas.