LOCALIZAÇÃO

Confira nosso endereço e
localização no mapa com o melhor
caminho para chegar a nossa
clínica.

Trata-se de um procedimento médico realizado sob sedação, utilizando um aparelho chamado endoscópio, introduzido pela boca. Nele, examina minuciosamente todo o esôfago, estômago e parte do início do intestino delgado do paciente.
O endoscópio é um aparelho em formato tubular, longo e flexível, com uma câmera acoplada na extremidade, permitindo a visualização da mucosa dos órgãos gravadas em imagens de alta definição.
Através da endoscopia digestiva alta, pode-se diagnosticar o esôfago de Barrett, as esofagites, as gastrites, as úlceras, a hérnia de hiato, a doença celíaca, os pólipos, os tumores e outras doenças do aparelho digestivo.

Pré-exame

O preparo é simples. O paciente deve realizar um jejum de 8 horas, inclusive para líquidos. Às vezes ocorre algumas exceções, como prolongar ou não realizar o jejum devido a algumas doenças já existentes. As medicações já utilizadas pelo paciente devem ser avaliadas. Em todos os casos o médico irá orientar o procedimento necessário.

Sedação

A endoscopia é realizada com sedação, assim, proporciona um conforto maior durante o procedimento. As medicações utilizadas para sedação, em exames endoscópicos, são muito seguras (não causam malefícios).

A endoscopia terapêutica quando indicada adequadamente, pode até evitar a necessidade de cirurgia convencional.

Quando devo realizar a Endoscopia Digestiva Alta Diagnóstica?

Após uma avaliação minuciosa dos sintomas do paciente, o médico irá indicar, se necessário, a realização da endoscopia digestiva alta diagnóstica.

Algumas destas indicações ocorrem quando: há sintomas de refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago, sinais e sintomas relacionados ao aparelho digestivo e respiratório, sinais de anemia e emagrecimentos, sinais de varizes de esôfago em pacientes portadores de doenças do fígado (cirrose), entre outras.

Quando devo realizar a Endoscopia Digestiva Alta Terapêutica?

A Endoscopia Digestiva Alta também atua como terapêutica, tratando diretamente algumas doenças, de forma satisfatória e muito segura, proporcionando ótimos resultados. A endoscopia terapêutica pode ser indicada para alguns casos que evitam a cirurgia convencional.

Algumas destas indicações são para: tratamento de varizes de esôfago e estômago, retirada de pólipos do estômago, ressecção de câncer precoce, retiradas de corpos estranhos engolidos (moedas, espinhas de peixe e outros), passagem de balão intragástrico para tratamento da obesidade, entre outras.